quinta-feira, 21 de outubro de 2010

E hoje tem palhaçada!

O Palco é a Rua


O Projeto Cultural desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Santa Maria, conhecido por todos como “Palquinho", vem marcando alguns pontos do Calçadão da cidade há alguns meses. A idéia do projeto é transformar a própria rua em palco. Em três pontos estratégicos de maior circulação de público, artistas cênicos e músicos apresentam espetáculos pockets ocorrendo das 11h ás 12h.

Por meio do acesso livre, direto e democrático, as manhãs de sábado, para aqueles que atravessam o Calçadão de Santa Maria, são recheadas de atrações locais, capazes de abrir uma brecha no ritmo ligeiro dos transeuntes.

A Cia Teatro de Bolso teve a oportunidade de estar participando e divulgando seu trabalho durante o mês de Setembro. O mini-espetáculo “O Sapo Encantado”, com duração de 1 minuto e estrelado por pequenos bonecos, provocou a curiosidade de crianças, jovens e idosos. Durante o turno de apresentação na manhã do dia 18 de Setembro, cerca de 40 sessões foram realizadas.

No dia 25 de Setembro, foi a vez de Pandoíra e Julieta invadirem o Calçadão e apresentarem alguns números do espetáculo “Coquitail Espoleta”. A chegada de ambas já foi triunfante, marcada pelo “empréstimo” de um megafone que estava sendo usado em campanhas eleitorais. Após anunciar o gran espetáculo que iria começar, a roda logo se formou e o público atento, divertiu-se com situações inusitadas que fugiam do controle da dupla clownesca como a passagem da Banda Marcial de uma escola local no meio da apresentação.

Entre campanhas políticas, risadas, sorrisos breves, olhares atentos ou tímidos há aqueles que sempre estão prontos a fazerem parte da construção de momentos únicos que funcionam como pílulas de alegria.


Cláudia Schulz
Cia Teatro de Bolso

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Saíndo do Bairro e chegando ao Teatro


No último dia 10, a Cia. Teatro de Bolso apresentou o espetáculo “Coquetail Espoleta” para cerca de cinqüenta crianças, no SESC Santa Maria. As crianças eram do Centro Social Marista, da COHAB Santa Marta, uma área carente de nossa cidade.

Foram duas apresentações, uma de manhã e outra de tarde, onde as palhaças Pandoíra e Julieta divertiram e surpreenderam a platéia. A idéia das apresentações partiu do próprio Centro Social, que tem um projeto para levar suas crianças até espaços de apresentações teatrais da cidade. É provável que a maioria delas nunca tivesse assistido a um espetáculo de teatro, mas, a julgar pelo carinho às palhaças ao final da apresentação, cremos que foi deixada uma semente de quero mais em cada um. Essas crianças tiveram um dia diferente naquela sexta-feira, e, com certeza, assistirão outras peças de teatro se lhes for dada a oportunidade.



E haverá outra oportunidade! Dia 24 de setembro, um numero ainda maior de crianças do Centro Social Marista comparecerá ao SESC, para prestigiar a apresentação de um Ditirambo Especial, criado e executado por todos os grupos integrantes do Palco Fora do Eixo de Santa Maria, inclusive a Cia Teatro de Bolso.



Essas ações são importantes porque, além de criarem público, trazem o lúdico, a magia do teatro, e uma nova possibilidade de entretenimento para essas crianças, que vivem muitas vezes uma vida adulta demais.






Luise Scherer

Cia Teatro de Bolso