segunda-feira, 28 de maio de 2012

FETISM traz Oficina de Dança Contemporânea


O 5º Festival de Teatro Independente de Santa Maria acontecerá somente em agosto, mas o Cenário Coletivo preparou uma série de atividades anteriores, para já ir esquentando o clima!


Oficina de Dança Contemporânea - com Eva Schul, de Porto Alegre.

Curso de dança que fomenta o desenvolvimento de uma consciência clara e precisa dos diferentes esforços de movimento, garantindo, assim, a apreciação e o prazer de qualquer ação, incluindo as mais simples. Estimula o domínio do movimento em todos os seus aspectos corporais e mentais e se aplica como forma de dança cênica e social. É o estudo de uma perspectiva, de uma linguagem para se abordar qualquer estilo de movimento de maneira profunda e enriquecedora para apropriar a experiência do movimento, conectando mente e corpo, usando a respiração como suporte, preenchendo o movimento com intenção e observando a iniciação do movimento e o percurso percorrido através do corpo.


Quando: de 4 a 9 de junho
Horário: das 18:30 às 21:30
Local: Teatro Caixa Preta (anexo ao prédio 40 - UFSM)

Inscrições Gratuitas até dia 2 de junho, através do link:

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHZHNUhSUmZYeFV3azFmekR2RXQ2ekE6MQ#gid=0


quarta-feira, 16 de maio de 2012

"Conto de Roda" encerra sua participação na Feira do Livro de Santa Maria

No domingo de Dia das Mães, a Cia Teatro de Bolso encerrou sua participação na Feira do Livro de Santa Maria com a narração de histórias "Conto de Roda". Foram ao todo dezesseis apresentações em oito dias.
Durante todo o período em que estivemos em contato com o público, primordialmente infantil, pudemos vivenciar experiências memoráveis, nos rendendo algumas novas histórias pra contar!
Como no dia em que tivemos nossa tenda do SESC-SM "invadida" por uma turma de adolescentes entre 11 e 13 anos. Como seria contar histórias infantis para aquela turminha que já não está mais afim de ser tratada como criança? Pois bem! Foi só fazer uma leve mudança no tom da narração e a história da ovelhinha 'Maria Vai com as Outras' fez o maior sucesso entre eles. Aliás, essa é uma história bem propícia pra se contar para adolescentes, vocês não acham?
Ficamos encantadas com a surpresa das crianças no encantamento final, para guardar as histórias! Algumas não conseguiam acreditar que tínhamos mesmo colocado a história naquele vidrinho. E como pode o ar explodir em borboletas?
Algumas crianças apareceram tantas vezes que viraram clientes, e até nos ajudavam a contar as histórias. Como o caso da Sara, de aproximadamente 4 anos, que estava em Santa Maria depois de passar 2 anos vivendo no norte da Argentina, apesar de ser brasileira, nascida em São Paulo. Ela e os irmãos vivem uma vida quase nômade, pois os pais são artesãos e viajam muito mostrando seu trabalho em feiras e eventos populares!  O mais interessante sobre a Sara é que ela contava histórias misturando as duas línguas, português e espanhol, e ninguém entendia nada, mas adorava ouvir ela contar! "A gente voltou há pouco tempo, ela ainda tá meio confusa", disse a mãe.
Mas definitivamente a história mais bonita, e que chegou pra ficar, foi a história do passarinho Choko.
É a história de um passarinho em busca de sua mãe, que acaba encontrando o calor que procura no colo de uma Ursa. A história, contada pela pequena Larissa, veio bem a calhar no encerramento da temporada em pleno Dia das Mães, e emocionou tanto que nos motivou a pedir licença à Larissa para conta-la nas nossas próximas apresentações. E ela deixou! Foi um presente e tanto!

E assim nos despedimos da Feira do Livro: com os bolsos cheios de histórias!









                           

terça-feira, 8 de maio de 2012

Cia Teatro de Bolso na Feira do Livro de Santa Maria!

Estão rolando as apresentações do "Conto de Roda" na Feira do Livro de Santa Maria.

                                   "Algúem viu uma história chegando de bicilcleta?"

 




                                  

Enquanto ela não chega ...
 As narradoras contam as HISTÓRIAS ENCANTADAS que carregam em seus bolsos...









Passa passará quem detrás ficará a porteira está aberta para quem quiser contar! 
Seu Martinho Contador da licença de eu guardar
passa um
passa dois 
e a história ficará!!!!!!!
















As apresentações seguirão acontecendo até dia 13 de maio as 14:30 e as 16h na praça Saldanho Marinho.

Quer saber mais?
Acesse: http://feiradolivrosm.com.br/feira12/destaque/contos-e-cantigas-de-roda-na-tenda-do-sesc/