Quem somos

A Cia Teatro de Bolso, núcleo teatral de pesquisa continuada, foi criada em julho de 2009, por Cláudia Schulz e Vanessa Giovanella, com o objetivo de atender a demanda da participação do Macondo Coletivo, em festivais de teatro e música. Porém, com o decorrer de um ano de vida, a Cia Teatro de Bolso ampliou suas atividades englobando além da realização de espetáculos e oficinas; o Festival de Teatro Independente de Santa Maria – FETISM e coordenação do Projeto Nacional Palco Fora do Eixo.

Atualmente a Cia Teatro de Bolso é composta pelo seguintes profissionais: Daniela Varotto, Luise Scherer e Cláudia Schulz.



  Daniela Varotto: Diretora, atriz e professora de teatro. Cursou Mestrado no Instituto de Artes da UNICAMP/SP, e Licenciatura em Educação Artística, habilitação em Artes Cênicas na UFSM/RS. Foi profª substituta do curso de Artes Cênicas da UFSM/RS e como estagiária no Programa de Estágio Docente (PED) na UNICAMP. Foi orientadora no Projeto Ademar Guerra ligado a secretaria do Estado de SP. Atualmente está em circulação com a montagem “Conto de roda" e é uma das organizadoras do FETISM que no presente ano realizará sua 6ª ed,  bem como do espetáculo "Pavão Misterioso".

*** 




Luise Scherer Carvalho

Atriz, graduou-se no ano de 2006 em Artes Cênicas – Interpretação Teatral, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM – RS). É registrada na Delegacia Regional do Trabalho sob o nº 8174.
Participou como atriz de diversos espetáculos teatrais, entre eles: “Show de Humor: O Uivo do Coyote” (2007-2008); “Álbum de Família” (2008); “Phaedra’s Love” (São Paulo - 2008) e “Quando Fecho os Olhos” (2010-2011) , já pela Cia Teatro de Bolso. Seu último trabalho, foi a narração de histórias “Conto de Roda” (2012), com a qual permanece efetuando apresentações.


Como professora de interpretação teatral, já ministrou oficinas de introdução à linguagem teatral em Santa Maria – RS, além de participar do quadro de professores da agência/escola Cia Nacional de Talentos, em Florianópolis – SC. Atualmente reside na cidade de Santa Maria – RS, onde trabalha como atriz e produtora da Cia Teatro de Bolso, e do grupo O Uivo do Coyote. É uma das responsáveis pelo Festival de Teatro Independente de Santa Maria, que está atualmente na sua sexta edição,  trabalhando nas áreas de programação e captação de recursos, sendo a proponente do projeto da 6ª edição do FETISM, contemplado com o Prêmio Empreendedor Cultural, financiado prelo Governo do Estado do Rio Grand

e do Sul.



 
 ***

Cláudia Schulz: Graduada em Interpretação (2004) e Direção  Teatral (2005) pela UFSM/RS. Foi professora substituta da UFSM, no curso de Artes Cênicas (2006 a 2008) e Arte Educadora no Centro Social Marista Nova Santa Marta (2009). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais na  UFSM, Linha Arte e Cultura. Organizadora do Festival de Teatro Independente de Santa Maria. Integrante do Macondo Coletivo é coordenadora nacional do projeto Palco Fora do Eixo, nova frente de trabalho do Circuito Fora do Eixo. Participa da Cia Teatro de Bolso e Núcleo de Experimentação Indisciplinar Transcena&atal.

*** 

Currículo da Cia Teatro de Bolso
2009:
·         02 de setembro: estréia do espetáculo “Coquitail Espoleta” no Macondo Lugar em Santa Maria;
·         18 e 19 de setembro: apresentação do espetáculo “Coquitail Espoleta” no festival “No Ar Coquetel Molotov” em Pernanbuco;
·         09 de outubro: oficina de “Iluminação com base no reaproveitamento de materiais recicláveis”, ministrada por Cláudia Schulz para alunos do Centro Social na Gare da Estação em Santa Maria. Da atividade, resultaram alguns spots artesanais que foram doados à escola do CSM, no Bairro Nova Santa Marta.
·         No dia 03 de dezembro: apresentação de fragmentos do espetáculo “Coquitail Espoleta” no Festival Macondo Circus em Santa Maria.
2010:
·         Janeiro: Aprovação do 3º Festival de Teatro de Santa Maria – FETISM pela Lei de Incentivo a Cultura de Santa Maria;
·         Janeiro a Março: idealização e implementação do Projeto Nacional Palco Fora do Eixo na rede Circuito Fora do Eixo;
·         Março: “Coquitail Espoleta” é aprovado no projeto “Treze: O Palco da Cultura” a ser apresentado dia 18 de agosto.
·         09, 10 e 11 de abril: produção e realização das ações teatrais do Palco Fora do Eixo no Festival Fora do Eixo São Paulo;
·         10 de abril: apresentação do “Coquitail Espoleta” no Festival Fora do Eixo São Paulo;
·         04 e 07 de maio: “Coquitail Espoleta” na Feira do Livro de Santa Maria;
·         10 a 19 de junho: Coordenação, produção e realização do 3º Festival de Teatro Independente de Santa Maria – Mostra Nacional e Internacional.