quinta-feira, 21 de outubro de 2010
O Palco é a Rua
O Projeto Cultural desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Santa Maria, conhecido por todos como “Palquinho", vem marcando alguns pontos do Calçadão da cidade há alguns meses. A idéia do projeto é transformar a própria rua em palco. Em três pontos estratégicos de maior circulação de público, artistas cênicos e músicos apresentam espetáculos pockets ocorrendo das 11h ás 12h.
Por meio do acesso livre, direto e democrático, as manhãs de sábado, para aqueles que atravessam o Calçadão de Santa Maria, são recheadas de atrações locais, capazes de abrir uma brecha no ritmo ligeiro dos transeuntes.
A Cia Teatro de Bolso teve a oportunidade de estar participando e divulgando seu trabalho durante o mês de Setembro. O mini-espetáculo “O Sapo Encantado”, com duração de 1 minuto e estrelado por pequenos bonecos, provocou a curiosidade de crianças, jovens e idosos. Durante o turno de apresentação na manhã do dia 18 de Setembro, cerca de 40 sessões foram realizadas.
No dia 25 de Setembro, foi a vez de Pandoíra e Julieta invadirem o Calçadão e apresentarem alguns números do espetáculo “Coquitail Espoleta”. A chegada de ambas já foi triunfante, marcada pelo “empréstimo” de um megafone que estava sendo usado em campanhas eleitorais. Após anunciar o gran espetáculo que iria começar, a roda logo se formou e o público atento, divertiu-se com situações inusitadas que fugiam do controle da dupla clownesca como a passagem da Banda Marcial de uma escola local no meio da apresentação.
Entre campanhas políticas, risadas, sorrisos breves, olhares atentos ou tímidos há aqueles que sempre estão prontos a fazerem parte da construção de momentos únicos que funcionam como pílulas de alegria.
Cia Teatro de Bolso
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Saíndo do Bairro e chegando ao Teatro
Foram duas apresentações, uma de manhã e outra de tarde, onde as palhaças Pandoíra e Julieta divertiram e surpreenderam a platéia. A idéia das apresentações partiu do próprio Centro Social, que tem um projeto para levar suas crianças até espaços de apresentações teatrais da cidade. É provável que a maioria delas nunca tivesse assistido a um espetáculo de teatro, mas, a julgar pelo carinho às palhaças ao final da apresentação, cremos que foi deixada uma semente de quero mais em cada um. Essas crianças tiveram um dia diferente naquela sexta-feira, e, com certeza, assistirão outras peças de teatro se lhes for dada a oportunidade.
E haverá outra oportunidade! Dia 24 de setembro, um numero ainda maior de crianças do Centro Social Marista comparecerá ao SESC, para prestigiar a apresentação de um Ditirambo Especial, criado e executado por todos os grupos integrantes do Palco Fora do Eixo de Santa Maria, inclusive a Cia Teatro de Bolso.
Essas ações são importantes porque, além de criarem público, trazem o lúdico, a magia do teatro, e uma nova possibilidade de entretenimento para essas crianças, que vivem muitas vezes uma vida adulta demais.
Luise Scherer
Cia Teatro de Bolso