quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O Palco é a Rua


O Projeto Cultural desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Santa Maria, conhecido por todos como “Palquinho", vem marcando alguns pontos do Calçadão da cidade há alguns meses. A idéia do projeto é transformar a própria rua em palco. Em três pontos estratégicos de maior circulação de público, artistas cênicos e músicos apresentam espetáculos pockets ocorrendo das 11h ás 12h.

Por meio do acesso livre, direto e democrático, as manhãs de sábado, para aqueles que atravessam o Calçadão de Santa Maria, são recheadas de atrações locais, capazes de abrir uma brecha no ritmo ligeiro dos transeuntes.

A Cia Teatro de Bolso teve a oportunidade de estar participando e divulgando seu trabalho durante o mês de Setembro. O mini-espetáculo “O Sapo Encantado”, com duração de 1 minuto e estrelado por pequenos bonecos, provocou a curiosidade de crianças, jovens e idosos. Durante o turno de apresentação na manhã do dia 18 de Setembro, cerca de 40 sessões foram realizadas.

No dia 25 de Setembro, foi a vez de Pandoíra e Julieta invadirem o Calçadão e apresentarem alguns números do espetáculo “Coquitail Espoleta”. A chegada de ambas já foi triunfante, marcada pelo “empréstimo” de um megafone que estava sendo usado em campanhas eleitorais. Após anunciar o gran espetáculo que iria começar, a roda logo se formou e o público atento, divertiu-se com situações inusitadas que fugiam do controle da dupla clownesca como a passagem da Banda Marcial de uma escola local no meio da apresentação.

Entre campanhas políticas, risadas, sorrisos breves, olhares atentos ou tímidos há aqueles que sempre estão prontos a fazerem parte da construção de momentos únicos que funcionam como pílulas de alegria.


Cláudia Schulz
Cia Teatro de Bolso

Nenhum comentário:

Postar um comentário